Terceira Página

- Lá está ele!...Venham depressa!
     O Sr. Mocho, o Unicórnio e Esmeralda foram o mais rapidamente possível para apanhar o Sr. Caracol. Mas, apesar dos esforços não o conseguiram apanhar... Então encontraram o Sr. Louva- A- Deus, amigo de infância do Sr. Mocho.
 - O que fazes por aqui?-perguntou admirado!... 
- Nós estamos aqui para falar com o Sr. Caracol, precisamos que ele nos ajude a encontrar o pai de Esmeralda, ela não o conhece, mas anda à procura dele, está desaparecido há muito tempo e talvez o Sr. Caracol soubesse alguma coisa … Mas, o problema é que ele, já aqui não está... E nós ficámos sem saber o que fazer...
 - Pois, meu amigo, só vejo uma solução... a menina toma a poção que eu tenho aqui.  Esta vai fazê-la correr muito mais rápido, só assim é que vocês vão conseguir apanhar o Sr. Caracol,  disse-lhes o Sr. Louva- A- Deus.
-Essa poção não me vai fazer mal, pois não?- perguntou Esmeralda com medo...
- Não,  garanto-te que só te vai fazer correr mais depressa. 
- Então, está bem. Eu tomo-a !
Pouco depois de  Esmeralda ter bebido a poção mágica, sentiu uma enorme necessidade de gastar energia... De repente começou a correr, olhou para trás já não via os seus amigos. Mas continuou a correr, até que avistou o Sr. Caracol e foi rapidamente falar com ele.
-Senhor Caracol, Senhor Caracol! Espere preciso falar consigo. O Senhor Caracol parou e perguntou-lhe:
-  O que queres? Diz lá rapidamente porque não consigo estar muito tempo parado.
- O meu pai? Viu o meu pai? _ perguntou ela muito aflita... Sim, o meu pai desapareceu há muitos anos e a Fada Madrinha disse-me que ele veio para aqui.
- Talvez tenha vindo! Anda, bebe um pouco mais deste líquido mágico e vem comigo. O Senhor Caracol levou Esmeralda para um local muito estranho Chamavam àquele lugar “Terra dos Perdidos”... era o local onde se encontravam as pessoas desaparecidas.
 O Senhor Caracol disse:
- Esmeralda espera aqui uns minutinhos que eu já venho buscar-te...
     Esmeralda esperou, esperou, até que o Caracol chegou.
 - Já cheguei e trouxe comigo o grande livro. Aqui estão os nomes de todas as pessoas desaparecidas...
     Os olhos de Esmeralda brilhavam.
- Muito obrigado, Caracol, nem sei como te agradecer, só de pensar que estou muito perto de encontrar o meu pai!
...Esmeralda, muito contente, procurou, procurou, já estava a ficar cansada. Eram tantas as páginas que Esmeralda perguntou: