Prefácio



   Ser professor de Português sinifica em todos os momentos assumir o papel de semeador, sendo capaz de continuamente carregar às costas o saco onde guarda as suas ferramentas de trabalho, está pronto para, em  qualquer situação, saber qual a ferramenta que precisa, qual a dose de talento, qual a quantidade de sabedoria para alimentar, cuidar, ajudar as “plantas” que dia a dia lhe estão próximas.
   Do professor de Português espera-se que deixe em cada aluno uma pequena semente de saber fazer que possa ser útil dentro e fora da aula de língua materna. O saco deste semeador é assim um pouco mais pesado, facto que, se por um lado, corre o risco de torná-lo mais difícil de sustentar por outro, torna-o mais motivador, mais aliciante e sobretudo mais enriquecedor.
     Planta-se para colher, lança-se a semente à terra sempre na esperança que ela cresça, se desenvolva, se torne forte e se traduza nos frutos da esperança de quem iniciou o processo.

    Foi nesta linha de pensamento que a professora: Maria de Lurdes Branco, apresentou o Projeto Estória Em Movimento, atividade em articulação, 2º e 3º ciclos, Língua Portuguesa. Os alunos das turmas: 6ºF, 8ºC, 5º A e 7º E, elaboraram o Conto: A Grande Aventura Na Ilha Encantada e foram orientados pelas Docentes : Maria de Lurdes Branco, Engrácia Cruz, Maria José Marmelada e Ana Chainho, as quais assumiram, desde o início o papel de semeadoras, prepararam o terreno, alimentaram e ajudaram a crescer a vontade para, no momento certo, colherem os frutos de um trabalho que foi lento, difícil e, sobretudo, dependente da arte do saber de quem semeava.
   Os primeiros resultados aqui estão, concretizados no conto que os alunos foram capazes de iniciar/ escrever, dar continuidade, concluir e ilustrar, no momento em que conseguiram vencer o medo, a vergonha, o comodismo que, tal como as ervas daninhas, impedem a floração e o amadurecimento.
     A sementes lançadas  pelas professoras  Maria de Lurdes Branco,  Engrácia Cruz, Maria José Marmelada e Ana Chainho têm aqui e agora os primeiros frutos.
     Que possam outros aprender alguma coisa da arte da sementeira e não deixem estas plantas murcharem por falta de alento!
Escola Básica 2/3 Matilde Rosa Araújo
Ano Letivo: 2011/2012
A Professora :Maria de Lurdes Branco


    A vida é uma sucessão de momentos para serem desfrutados, e não apenas para sobreviver. Cabe a todos nós empenharmo-nos com dedicação e amor para fazermos a diferença! Basta sabermos caminhar lado a lado, respeitando todos os outros, partilhando os nossos conhecimentos e experiências.

    Aos membros de um grupo vale sempre lembrar-lhes que eles fazem parte da "chama" do grupo e que longe dela perdem todo o seu brilho. Este poderia ser, sem dúvida, o lema do trabalho colaborativo que deu tão belo fruto como foi exemplo a  Estória em Movimento criada por quatro turmas da nossa escola.


Professora: Maria José Marmelada